A terceira idade não é mais como era antigamente, ainda bem. Pois hoje vive-se melhor, com mais saúde e expectativa de mais tempos felizes pela frente.
Da década de 1990 para os anos 2000, a população de terceira idade cresceu 17% no Brasil. Hoje, o País tem cerca de 20 milhões de idosos e, em 2025, esse número deve passar para 32 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.
Segundo o Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros, sete em cada dez idosos sofrem de ao menos uma doença crônica. A mais comum é a hipertensão, seguida por dores na coluna, artrite, depressão e diabetes.
Os meios para evitar esses problemas crônicos acabam sendo os mesmos: ter uma dieta balanceada e praticar exercícios.
As dez doenças mais comuns em idosos são: Infarto O infarto é a doença que mais acomete idosos em todo o país, de acordo com cardiologistas de planos de saúde, essa desordem do coração atinge cerca de 11,8% dos idosos brasileiros.
AVC Doença cerebrovascular é a segunda doença mais frequente entre todos os idosos do país
Diabetes Entre as grandes preocupações dos médicos de planos de saúde está o diabetes. Uma doença que pode ser silenciosa e trazer muitas outras complicações, é a terceira mais frequente entre idosos do Brasil.
Enfisema pulmonar Muitas vezes resultado de anos de tabagismo, o enfisema pulmonar é a quarta doença mais comum entre os idosos tem terras nacionais.
Mal de Alzheimer e outras demências Esquecimento, tristeza e falas destoantes são grandes medos de parentes de idosos. É isso que o Alzheimer e outras demências fazem com os idosos, os deixam totalmente desligados do mundo. De acordo com médicos de planos de saúde essas doenças acometem mais de 4% dos idosos no país.
Perda de audição Quem nunca teve que falar num tom mais alto para ser compreendido pelos avós? Algo comum em idosos, a perda de audição é frequente em 3,3% dos idosos brasileiros.
Hipertensão arterial A perda natural de papilas gustativas faz com que os idosos naturalmente aumentem o consumo de sal durante as refeições. Nutricionistas e médicos de plano de saúde afirmam que 3% dos idosos no país sofre com a doença que pode ter uma série de complicações.
Pneumonia Muito comum em idosos acamados, a pneumonia pode ser prevenida com simples vacinas de combate à gripe. Pneumologistas afirmam que por ter o sistema imune mais debilitado, a doença acomete 2,5% de idosos por ano no país.
Osteoartrose Tipo mais comum de reumatismo é diferente da osteoporose. Essa doença acomete principalmente articulações, debilitando movimentos e causando fortes dores aos idosos.
Catarata Com o passar dos anos, o cristalino – local do olho por onde passa a luz tende a se desgastar, o que causa a diminuição da visão. Oftalmologistas de planos de saúde afirmam que mais de 2% dos idosos no país são acometidos pela doença.
Após os 65 anos, torna-se muito importante a escolha de um geriatra, já que é um médico diferenciado, dedicado ao indivíduo como um todo e o único que estuda o processo de envelhecimento de cada paciente.
Em pessoas com história familiar de doenças crônicas é necessário um cuidado especial e as visitas aos médicos geriátricos devem começar, sem falta, após os 50 anos.
Conheça a The Good Life Rio, solicite um orçamento para cuidador de idosos sem compromisso.