O que é uma escara?
A escara, úlcera de pressão ou de decúbito, é ocasionada quando da deficiência prolongada na irrigação sanguínea local.
Ocorre em função de uma pressão externa constante contra um osso ou cartilagem, e limita a circulação do sangue (e consequentemente a oferta de nutrientes) em regiões da pele, que podem necrosar e abrir, expondo os tecidos internos à infecções. Umidade e fricção podem favorecer o surgimento de escaras, e a higiene inadequada agrava a condição.
As escaras aparecem mais frequentemente onde há protuberâncias em regiões de apoio, como na cabeça, costas, na região do quadril, no cóccix, nas nádegas, cotovelos e calcanhares. Cadeirantes tendem a desenvolver escaras também na região do ísquio (osso que auxilia na manutenção da posição sentada).
Problemas circulatórios podem provocar uma condição nas pernas conhecida como escara isquêmica.
O que causa o aparecimento de escaras em idosos?
O aparecimento de escaras em idosos é favorecido principalmente pela falta de mudança de decúbito, ou seja, quando o idoso permanece por muito tempo na mesma posição.
Diz-se frequentemente, no âmbito da enfermagem, que um idoso bem cuidado não irá desenvolver escaras. Ou seja: o aparecimento de escaras é um indicativo de cuidados inadequados.
Tem risco aumentado para o desenvolvimento de escaras em idosos os acamados ou imobilizados por longos períodos, pessoas desnutridas, diabéticos, pessoas com incontinência fecal e/ou urinária, portadores de alguns problemas circulatórios, aqueles com demências ou baixa sensibilidade cutânea, além dos cadeirantes.
Pessoas com a sensibilidade da pele preservada podem sentir dores intensas num quadro de escaras. Se não for o caso, as úlceras de pressão podem evoluir sem que o idoso perceba, o que aumenta a responsabilidade do cuidador.
Quais medidas preventivas devemos adotar para evitarmos as lesões por pressão?
Além da mudança de decúbito a cada 2 horas, com o adequado posicionamento da pessoa na cama/cadeira, a manutenção da pele seca, hidratada e limpa é essencial na prevenção de escaras. Além disso, a pessoa acamada deve fazer uso de fraldas de modo que a pele não permaneça em contato prolongado com urina e fezes.
Como evitar ferimentos em pessoas acamadas?
Os ferimentos podem e devem ser evitados com medidas e cuidados como: movimentação adequada do acamado, cuidados com a alimentação e a limpeza correta da pele do paciente acamado.
Conheça a The Good Life Rio, solicite um orçamento para cuidador de idosos sem compromisso.