Não existe idade certa para procurar um geriatra, mas quanto mais cedo, melhor. Algumas pessoas começam a procurar esse médico a partir dos 40 anos, outras esperam completar os 60 para assumir a velhice.
O ideal é que a pessoa comece a ir ao geriatra a partir dos 50 anos. Uma dica: não espere uma doença ou os sinais de velhice aparecem. Lembre-se de que a prevenção é muito mais fácil que o tratamento. Em caso de idosos, é importante convencê-los de ir ao médico o quanto antes.
Em suma, esse médico trata tanto os adultos saudáveis que querem prevenir doenças quanto os idosos já fragilizados ou que têm alguma sequela. Afinal, também é função dele diminuir os problemas e desconfortos dos idosos de idade mais avançada e promover a sua reabilitação.
Por mais que seja difícil perceber, a partir dos 30 anos o corpo começa a passar por transformações decorrentes do envelhecimento. O acompanhamento preventivo do geriatra ajuda não só a detectar essas mudanças, mas também a entendê-las.
Quanto mais cedo você compreender o que está acontecendo (e vai acontecer) com o seu corpo, mais preparado você estará para enfrentar essas mudanças. A maioria das pessoas chega à terceira idade sem saúde porque não se cuidaram quando ainda eram jovens.
Conheça a The Good Life Rio, solicite um orçamento para cuidador de idosos sem compromisso.