Engasgo nada mais é que a obstrução das vias aéreas por alimentos, líquidos ou corpo estranho. Deixar a pessoa tossir com força, que é o melhor recurso para a eliminação do corpo estranho.
O que fazer? – Deixar a pessoa tossir com força, que é o melhor recurso para a eliminação do corpo estranho. A presença de tosse, choro ou fala é um sinal de que não houve asfixia. – Em casos de aspiração, quando partículas de alimentos ou corpo estranho chegam às vias aéreas, pode ocorrer pneumonia aspirativa. – Nos casos de asfixia, pedaços maiores de alimentos, até mesmo as próteses, podem se alojar na garganta, impedindo a passagem de ar. Deve-se tentar retirar, com o dedo, próteses ou pedaços de alimentos que estejam na cavidade oral. – Em casos mais graves (asfixia), o cuidador deverá proceder a manobras específicas.
O que não fazer? – Dar outro alimento “para ajudar a engolir”. – Dar alimento nos minutos seguintes, até que haja a total recuperação do idoso. – Alimentar o idoso deitado, ou quando este estiver sonolento, visto que a atenção do idoso durante a alimentação é importante para evitar os engasgos.
Conheça a The Good Life Rio, solicite um orçamento para cuidador de idosos sem compromisso.